23.7.10

Fazendo a diferença (redação de uma aluna)

Vida, segundo o dicionário, é o espaço de tempo que vai do nascimento à morte. Quando esse tempo acaba só restará para o mundo a marca que essa vida tiver deixado, que se dará somente se esta tiver valido a pena, se tiver sido usada para fazer a diferença.

Quando se fala em “fazer a diferença”, se fala em mudar o mundo. Algo que embora não seja fácil, é na verdade simples, pois, o princípio dessa mudança não compreende ações globais, e sim, uma revolução humana que deve acontecer na vida de cada um.

Falar em Gandhi, é falar em alguém que usou a vida para libertar todo um país; em alguém cuja existência valeu a pena, alguém dotado de coragem (pois, lutar pela independência da Índia do domínio britânico, pode parecer impossível ) não mediu esforços para obter o fim desejado. Através da sua revolução humana, ele se sacrificou em prol do bem comum. Ele conseguiu fazer a diferença.

Luther King quis igualdade; Mandela lutou contra o apartheid, e tantos outros lançaram objetivos para mudar o mundo. Objetivos esses, cujas concretizações só se dariam através de um esforço tremendo e que dependeram apenas do que eles decidiram fazer com as suas vidas, a partir do momento em que revolucionaram, ou seja,  transformaram a dúvida em certeza e o medo em coragem. E é por seus grandes ideais que ainda hoje são lembrados.

Uma pessoa com esperança não é alguém irrealista, e sim, alguém convicto. O fato de querer verdadeiramente algo, algo mesmo que grandioso e pareça impossível, como mudar o mundo, faz com que sejam tomadas atitudes que o levem ao seu objetivo. Logo, se tudo depende apenas da sua vida, da sua revolução humana, ou seja, da sua disposição em transformar seus medos e dificuldades no trampolim da sua vitória, a concretização do sonho é garantida. Em outras palavras, para que a vida valha a pena, basta querer fazer a diferença, pois, querer é poder.

2 comentários:

Unknown disse...

amei me espirei e já construi um livro

Unknown disse...

me inspirei e montei um livro

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.